Dança contemporânea

Como para muitos profissionais da dança, muito cedo soube que era fazendo, falando e assistindo dança que gostaria de viver. Antes da graduação, dancei profissionalmente em uma companhia em Brasília, na graduação descobri a pesquisa, na pós vivenciei procedimentos de curadoria em dança e continuamente desenvolvi, por vinte anos, pesquisa e ações artístico-culturais em dança.

Além do arquivo, aqui você encontra meus projetos em curadoria – Acervo Mariposa, Cartografia de ficções, Ação Vizinhas e ainda outros tantos – e de pesquisa – textos e palestras lecionadas (arquivos de si). Além da recente pesquisa em andamento, Corpo Warburg (desde 2017).

Curadorias

Desde Prêmio de Curadoria concedido pelo Rumos Itaú Cultural, Nirvana Marinho desenvolve projetos que foram migrando de intenções a propostas de curadoria em dança, incluindo parcerias:

– Acervo Mariposa (2006-2012), que inclui o projeto Rede Dança em Vídeo (2011) e o Seminário Gestão e Curadoria Lá em Casa (julho 2012)

– Colaboração para Coletivo Corpo Autônomo, do Itau Cultural (maio 2008)

– Coordenação dos Seminários de Dança do Festival de Joinville (2009-2010-2011)

– Participação II Jornada de Discussão e Reflexão sobre Curadoria, promovida pela Plataforma Internacional de Dança (PID), Bahia (novembro 2011)

– Colaboração no Videodança Cia Flutuante (2011)

– Modos de Existir, SESC Santo Amaro, Módulo I Coletivos (novembro 2012)

Entrevista concedida a Clarissa Sachelli (edição Publicações, 2016)

– Enartci, Hibridus (Ipatinga, MG, setembro 2012)

– Trepadeira modos de criação compartilhados (2012-2013)

– Curadoria de dança, Centro Cultural São Paulo (fev-nov, 2014): projetos webrádio À primeira Vista de Elisabete Finger, #feiradetrocas de Claudia de Souza, encomenda artística Uma Risada te sepultará de Sheila RibeiroMal Secreto de Wagner Schwartz, Material educativo (Indice para escuta) e performance de Rodrigo Andreolli e Clarissa Sachelli sobre Edital de Novas Criações e #desarquivos textos (fev 2015) e documentário de Ana Teixeira e Osmar Zampieri, além da realização do Edital #6, 2014 e Semanas de Dança (2014).

 Ação Vizinhas, coletivo que reúne ações de pesquisa e programas culturais sobre acervos e história da dança (desde 2014; Acervo Recordança de 2014-2018), são estes Acervo MariposaTemas de Dança e Cartografias de ficção. Realiza as residências:

a. Mariposa e Temas, em Petropolis apoiada pelo festival Conversas de
Dança, organizado por artistas da cidade entre eles Bernardo Stumpf, em outubro de 2014, com Flavia Meireles e Nirvana Marinho;

b. Recordança e Mariposa, em São Paulo, em dezembro de 2014, com Roberta Ramos e Nirvana Marinho;

c. Performar Arquivos, edição São Paulo, com o apoio e realizado no Instituto Goethe, em novembro de 2015 – cujo áudio poético foi produzido por Elis Costa e Nirvana Marinho;

d. Performar Arquivos, edição Goiânia, realizado pelo Pau pra toda obra, com coordenação de pesquisa de Nirvana Marinho e participação dos pesquisadores Flávia Meireles (Temas de Dança), Luciana Ribeiro e Valéria Figuereido (Olhares pra dança), Kleber Damaso, Rafael Guarato, Ana Carolina Wenceslau, Rousejanny Ferreira, Marlini Dorneles de Lima e Valeska (Cartografias da dança do Acre). ocorrido entre dezembro de 2017 e junho de 2018. Destaca-se a residência em Pirenópolis (abril 2018) e a produção de procedimentos artísticos publicitados no site. Destaque para experiência de audio-descrição do procedimento de pesquisa de Nirvana Marinho, gênese para novo projeto em áudio sobre pesquisa da histórias da dança.

e. Performar Memórias: tensões étnico-raciais, com o apoio e realizado no Instituto Goethe, Rio de Janeiro, realizado em setembro de 2018, realizado pelo Pau pra toda obra, com gestão de Flávia Meireles, Marília Rameh e Nirvana Marinho.

– Curadoria Educativa para projeto Plurais da Dança, outubro de 2017, na Funarte São Paulo, sob coordenação de Fernando Dourado.

– Curadoria 4a temporada do Dança Contemporânea, SESCTV, 2017-2018. Veja mais informações. também no site do SESCTV.

– Participação no projeto Historiografias da Dança Brasileira, realizado pelo SESC Nacional (em 2018), sob coordenação de Mariana Pimentel e co-curadoria de Flávia Meireles, com textos e vídeos disponíveis no dia Internacional da Dança, 29 de abril, deste 2020, veja neste link .

Vale notar que tudo começou aqui: Rumos Dança 2001 e o texto publicado no livro Cartografias da dança (2002).

Acervo Mariposa

Acervo Mariposa é um programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança. A construção de um patrimônio coletivo é a principal tônica do Acervo Mariposa com a finalidade de estabelecer a democratização dos materiais de dança, seja para a comunidade da dança, seja para o público em geral.

A história no presente!

A base de licenciamento do acervo de vídeos de dança do Acervo Mariposa é o Creative Commons, ou seja, o artista decide qual alcance e abrangência da sua obra produzida ou registrada em vídeo. Conheça o Termo de Autorização para saber como isso acontece, na prática.

Em 2015, site história

Em 2015, finalizamos o projeto sob consulta público ou arrecadação dos vídeos. O site do Acervo Mariposa foi atualizado para sua versão histórica, com dados, informações e ações realizadas e inventariadas.

Rolar para cima