Saúde Mental e Bem Estar nas Escolas

Aprender a partir de uma mente consciente. Uma prática de reflexão crítica

Aprender como exercício de si 

uma prática de auto cuidado, do educador ao estudante

Saúde integral no ambiente escolar é uma preocupação dos tempos atuais, não somente devido a pós pandemia mas também ao limite tão sutil e ético entre família e escola, o “dentro” e o ambiente do estudante, as relações entre funcionários, professores e pais. Os desafios da escola atravessam campos delicados do sentir humano que, por sua vez, influenciam o aprender.

Propor uma intervenção e consultoria à escola é uma ação que pode cuidar do sentir para melhorar o aprender-ensinar.

Esta presente proposta tem por objetivo contribuir que a escola tenha novas ferramentas de saberes terapêuticos contemporâneos – tais como o BodyTalk, já aplicado em escolas e a Pedagogia Hellinger, igualmente pensada para este fim – para colaborar com a saúde integral da comunidade escolar, menos como uma ação terapêutica e mais como uma reflexão do sentir-pensar equilibrados. 

As práticas aqui apresentadas podem ser desenhadas juntamente com a escola – orientadores, professores, e até mesmo possivelmente os estudantes – para um espaço sensível e colaborativo de reflexão do nosso sentir humano, com saúde.

BodyTalk é

uma abordagem sistêmica de saúde baseada na consciência que é capaz de observar, graças ao Protocolo e Procedimentos de atendimento, aspectos físicos, mentais, emocionais e energéticos em relação. É uma terapia continuada que escuta seu corpo, em níveis mais profundos. Pode ser feita sobre queixas do corpo, da mente, ou ainda sintomas diversos. Idealizada pelo Dr. John Veltheim cuja certificação internacional é dada pela Associação Internacional de BodyTalk, é uma terapia de auto conhecimento, de saber curar a si mesmo e de refinada jornada espiritual.

BodyTalk aplicado: BodyTalk Acesso para as Escolas 

BodyTalk Acesso é

um curso compacto que reúne 5 técnicas do universo do BodyTalk para serem aprendidas em seis horas e aplicadas em 10 minutos. Otimiza o cuidado com o corpo mente de modo a equilibrar a saúde física, mental e emocional. Córtices, Comutação, Hidratação, Química do Corpo e Recíprocos – técnicas de do BodyTalk Acesso – podem ser compor uma linguagem de cuidado e saúde no âmbito escolar, ensinadas a atores fundamentais no cuidado da comunidade escolar. 

Olhar para as relações, o ser integrado, as emoções e como lidar no contexto sócio-afetivo das escolas.

O BodyTalk tem potencial para aplicabilidade nas escolas, utilizando o programa chamado BodyTalk Acesso, como foi feito e documentado no artigo abaixo.

INFLUENCE(OF(THE(BODYTALK(ACCESS(PROGRAM(IN(YOUNG(SCHOOL(GOING(CHILDREN(IN( SOUTH(AFRICA.( Christine(Mc(Nair(B.Sc.(Hons.) Physiotherapy (Wits), Cert. BodyTalk Practitioner and BodyTalk Access Trainer.

https://www.bodytalksystem.com/member/downloads/english/ibf/influence_of_bodytalk_access_in_youngschool.pdf

Pedagogia Hellinger é

uma abordagem sistêmica que olha as relações presentes em uma perspectiva mais ampla, baseada nas Constelações Familiares de Bert Hellinger. Aqui, princípios como pertencimento, hierarquia e equilíbrio ajudam a olhar questões relacionais na sua complexidade e promover um espaço de mais fluidez no olhar, portanto de menos ansiedade e tensão nas relações. No caso da Pedagogia e no ambiente escolar, isso se dá por meio de consultorias especializadas para casos, turmas e contextos específicos bem como exercícios de olhar o contexto em conjunto com todos integrantes envolvidos – professores, orientação, coordenação e demais cuidadores das relações escolares.

REgistre seu interesse

Rolar para cima